“É preciso ter uma educação igualitária, envolvendo todas as origens do nosso país”: Secretaria de Educação promove primeira aula-atividade da Rede Municipal de Bom Conselho

2025-03-24

Na manhã deste sábado (22), a Rede Municipal de Educação de Bom Conselho realizou sua primeira aula-atividade no Colégio de Nossa Senhora do Bom Conselho.

O evento contou com a palestra “A educação escolar quilombola, a sustentabilidade social e o letramento racial”, ministrada por Maurício de Siqueira Silva, doutorando, professor quilombola, historiador e secretário de Igualdade Racial do município de Sertânia.

Também esteve presente Ciro Linhares, professor, mestre em História e coordenador da Pós-Graduação em Educação Intercultural Indígena-Quilombola Antirracista, que abordou o tema “Políticas de Equidade e a Educação para as Relações Étnico-Raciais”. Em sua fala, destacou a importância de reconhecer as origens do país. “A formação histórica e social do Brasil exige a superação da estrutura de violência que compõe esse país. Para isso, é preciso ter uma educação das relações étnico-raciais”, enfatiza.

As reflexões apresentadas durante o encontro destacaram o papel dos agentes educacionais nos territórios, como ressalta a professora Nadja Baltazar, presente no encontro. “Estudar esses temas é muito importante para a atualidade. Nós, como educadores, precisamos entender que é preciso ter uma educação igualitária, envolvendo todas as origens do nosso país”, afirma.

Compreender a educação como um pilar necessário no fortalecimento do pertencimento e do reconhecimento social é prioridade para as instituições municipais de Bom Conselho, conforme destaca o prefeito Edézio Ferreira. “Trazer para a escola o debate sobre a inserção dos direitos é fundamental para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária. Educação também significa merenda, transporte, infraestrutura escolar e um ambiente de respeito para todos", conclui.



Erro na exibição das imagens!